
Nós , homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmos somos desconhecidos.
Friedrich Nietzsche
E sobre essa complexidade, esse caldeirão de ações, pensamentos, transformações à luz da antropologia, filosofia, psicologia e outras ciências humanas, que entraremos nesse campo tao articulado, como engrenagens de um grande motor. Nós somos criaturas com capacidades fantásticas. E não vou me atentar aqui as boas ou más, mas a diversidade de ações, sentimentos que a espécie humana é capaz de manifestar. Todas em conjunto são co-dependentes, elas não funcionam em equilibrio quando acentuadas sozinhas.
Já pensou num mundo só de gente feliz, humilde e sorridente e que parassem pra você poder passar quando está com pressa, cedesse o lugar na fila do banco, nunca reclamassem, sempre satisfeitos e você pudesse ser livre para fazer o que quiser? E ao acordar ainda recebesse um café da manhã daquele jeitinho que você gosta?
O ser humano ia detestar, sim acredite, ia cair num tédio profundo. Do mesmo jeito que viver num mundo só de caos, confusão e gente mesquinha é péssimo. Muito menos num ambiente só repressor. Agir de modo extremo vai causar sempre o desequilibrio. Muito do processo evolutivo humano é retardado individual e coletivamente pelo descontrole de suas proprias ações, falando mais sério ainda: pelo desconhecimento da sua natureza. As pessoas não são só boas, e nem são só más. Tudo é uma questão de controle. A partir do momento que o ser entende do que ele é composto e do que constitui sua personalidade ele passa a entende-la e progressivamente domina-la.
Por muito tempo e até hoje o egoísmo de considerar uma verdade como absoluta gerou imposições dogmáticas, alienação moral, guerras, bem como a fé de muitas pessoas foram investidas em de modo potencial e a história mostra séculos de repressão moral e alienação.A violência também é resultado desse desequilibrio, claro. Tanto no ódio exagerado, na raiva que ensoberbece, na ganância de poder; quanto no amor exarcebado, a obssessão, medo.
Quando não controlado, qualquer que seja o sentimento ou ação passar a dominar o seu autor. E quando acontecer ele não vai perceber e vai agir com o que chamamos de instinto, vai ser aquilo que estiver controlando-o, e não sua natureza.
Mudar o mundo..., a busca é interna! O processo evolutivo do ser humano é desevolvido de dentro pra fora. É conhecer a si mesmo, entender como são processadas as informações dentro de si. É certo que quanto mais acentuado for esse conhecimento, melhor serão as respostas manifestadas as pessoas, situações , mudanças, adversidades, novidades e surpresas.
Fomos criados para este equilibrio, e nos desviamos dele constantemente. A busca interna não é agradável de todo. Por muitas vezes não será agradável a imagem que vamos ver. Aquilo que mais detestamos no outro em algum momento vamos descobrir ali escondido atrás de algum vaidade que acabamos de conhecer. Mas vamos desvendar muitas coisas e o que antes controlava-nos, será controlado. O autor passa a escrever sua história e não a assisti-la somente.
O que te controla hoje?
Sugestão de leitura:
Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago
É um prazer, abraços
Made